Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/03/18 às 17h18 - Atualizado em 29/10/18 às 12h57

Viva Brasília nas Escolas é apresentado a servidores da SSP/DF e SEE/DF

COMPARTILHAR

Aproximação das forças de segurança ao ambiente escolar é um dos objetivos do Programa

Servidores das secretarias de Segurança e Educação participam nesta terça-feira (6) do primeiro workshop para formação de multiplicadores das ações do programa Viva Brasília nas Escolas. O evento é uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF) e Secretaria de Educação (SEE/DF).

Os titulares das duas pastas, Cristiano Sampaio e Júlio Gregório, participaram da abertura do evento, que ocorreu no auditório da sede do Detran/DF.

O foco da ação é articular as políticas de segurança desenvolvidas pela Polícia Militar (PMDF), Polícia Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e Departamento de Trânsito (Detran/DF), nas instituições de ensino para promoção da cultura de paz no ambiente escolar.

Para o secretário da SSP/DF, Cristiano Sampaio, a parceria com a educação é uma forma de aproximar as forças de segurança pública das escolas de forma preventiva. “Vejo esse projeto com admiração gigantesca. Trabalhar com prevenção e antecipação é a melhor forma de evitar a violência no ambiente escolar”, afirmou.

Os resultados do levantamento divulgado na última semana para coordenadores das regionais de ensino foram apresentados durante o evento. Os participantes também assistiram palestras sobre violência, qualidade de vida no trabalho, mediação de conflitos em ambiente escolar, segurança cidadã e articulação da rede de enfrentamento à violência.

Para o secretário de educação, Júlio Gregório, o momento é ideal para a inclusão da formação em segurança pública no currículo dos estudantes. “O Brasil está discutindo uma nova proposta curricular. Com isso, devemos discutir a educação de uma maneira mais ampla. Essas ações devem permear todas as nossas atividades em nossas escolas”, destacou.

O Viva Brasília nas Escolas possui quatro eixos de atuação: integração de projetos desenvolvidos pelas secretarias, o diagnóstico da violência, a promoção da cultura de paz nas escolas e a valorização profissional dos servidores da segurança e da educação.

Acompanhe a #SSPDF nas redes sociais:  

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube