Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/12/18 às 18h05 - Atualizado em 4/12/18 às 18h15

PMDF realiza 1º Congresso Internacional de Ciências Policiais

 

Patrícia Victor, da Ascom – SSP/DF

 

 

Profissionais da área de segurança, pesquisadores e representantes da sociedade civil poderão trocar experiências e conhecimento a partir desta quarta-feira (5), durante o 1º Congresso Internacional de Ciências Policiais (CICP). O evento, organizado pelo Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) – da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), segue até o próximo dia 7 de dezembro.

 

As vagas para participar do Congresso, que será realizado na sede do ISCP (Setor Policial Sul), foram preenchidas já nos primeiros dias do período de inscrição. Não houve cobrança de taxa.

 

De acordo com o chefe do Departamento de Educação e Cultura da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Alexandre Ferro, o Congresso é uma iniciativa pioneira no país. “Pela primeira vez vamos fazer um debate aprofundado sobre a atuação policial. E desta forma, faremos o compartilhamento das boas práticas no campo da segurança pública”.

 

A redução da criminalidade será um dos temas abordados durante o evento. “Nós temos atualmente os menores indicadores de criminalidade do Distrito Federal nos últimos anos. Tudo isso é resultado de um aperfeiçoamento das forças de segurança aliado ao conhecimento científico implementado”, completou o coronel.

 

Para o palestrante, e também subsecretário de Gestão da Informação da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (SSP/DF), Marcelo Durante, a aproximação entre as forças de segurança, produtores do conhecimento científico e comunidade é primordial para se pautar ações visando alcançar resultados mais efetivos.

 

“É fundamental pensar que segurança pública não é só assunto de Polícia, mas da sociedade. A solução para os problemas envolve várias questões sociais e, ainda, passa pela produção de um conhecimento que seja útil para as forças de segurança – especialmente as polícias – conseguirem executar ações de modo a alcançar resultados melhores”.

 

O congresso contará também com palestras, mesas redondas e debates com especialistas em segurança de vários países, como Estados Unidos e Suíça, do conselheiro policial das Nações Unidas e diretor da Divisão de Polícia da ONU, comissário Luís Carrilho, do ex-comandante da PMDF, coronel Marco Antônio Nunes, e representantes da PMDF.

 

Durante o congresso serão apresentados trabalhos acadêmicos e técnicos profissionais dos seguintes temas:

 

– Organizações policiais; polícia e sociedade;

– Ambiente institucional do sistema de policial;

– Inovação, mudança e empreendedorismo na polícia;

– Acesso à polícia;

– Termo circunstanciado de ocorrências, auto de prisão em flagrante e ciclo completo;

– Prevenção criminal e criminologia;

– Governança em organizações policiais;

– Desempenho em organizações policiais;

– Saúde policial;

– Estratégias e práticas no ensino policial.

 

 

Serviço

1º Congresso Internacional de Ciências Policiais (CICP)

Data: 5, 6 e 7 de dezembro

Local: sede do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) – Academia de Polícia – Setor de Áreas Isoladas Sudeste (SAISO) – Área Especial Nº 4 – Setor Policial Sul – Brasília

Contato: (61) 3190-6411/ 6412.

 

 

Edição: Adriana Machado