Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Pesquisa Distrital de Segurança Pública – Via telefone

Além do questionário realizado de porta em porta, há uma continuidade do levantamento por meio do telefone.

 

O que é?

A Pesquisa Distrital de Segurança Pública presencial obtém junto a população números de telefones dos entrevistados. Isso possibilita que seja realizado via telefone um novo levantamento, intercalando com a pesquisa presencial. Esse novo levantamento propicia um monitoramento contínuo de algumas informações relevantes para o planejamento da segurança pública no Distrito Federal.

Vale ressaltar que este levantamento via telefone é menos extenso do que a sua versão presencial. As entrevistas via telefone duram em média 7 minutos e são realizadas perguntas mais básicas.

 

Quem aplica a pesquisa?

 

Essas entrevistas via telefone são realizadas pela Companhia de Planejamento de Brasília, a CODEPLAN, através de seu sistema de callcenter. Já a análise dos dados fica sob responsabilidade da SSPDF. Ambas as instituições reiteram seu compromisso em resguardar o anonimato de seus entrevistados. Todos os dados obtidos com a pesquisa são utilizados de forma agregada, nunca ressaltando informações específicas de respondentes específicos.

 

Quando a pesquisa é realizada?

 

Não existe um período exato para a realização da pesquisa. Ele ocorre após alguns meses o encerramento da sua versão presencial. O período de realização da pesquisa dura aproximadamente 1 mês e são entrevistadas quase 5.000 pessoas.

 

Quais são as perguntas?

 

Primeiramente, é importante explicar que dados pessoais, como documentos de identidade e CPF, não devem ser repassados a ninguém. As perguntas executadas durante a entrevista são relativas a experiência pessoal da pessoa em relação a eventos criminais, sensação de segurança e presença de desordens físicas e sociais em sua vizinhança.

 

Por exemplo, é perguntado as seguintes questões:

 

  • Nos últimos 12 meses, o(a) senhor(a) foi vítima de roubo?
  • Como o(a) senhor(a) se sente ao andar nas ruas do bairro onde reside durante a noite? Muito inseguro, inseguro, seguro ou muito seguro?
  • Nos últimos 12 meses, o(a) senhor(a) presenciou pessoas sendo vítimas de agressão em sua vizinhança?
  • De uma forma geral, quanto o(a) senhor(a) confia na Polícia Militar? Confia muito, confia um pouco ou não confia.

 

Sou obrigado(a) a participar?

 

De forma alguma. Você decide se quer ou não responder o questionário. Mas, sugerimos que participe, pois é com as suas informações que os órgãos de segurança pública poderão melhorar ainda mais as ações contra a criminalidade e a sensação de insegurança.

 

Como posso tirar dúvidas sobre a pesquisa?

 

A Subsecretaria de Gestão da Informação (SGI) é a área dentro da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social responsável pela Pesquisa Distrital de Segurança. Para esclarecer qualquer dúvida, basta ligar para o telefone (61) 3441-8667, de 9h às 12h e de 14h às 18h, em dias úteis.