Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Perfil do secretário

 

Alessandro Moretti atua no serviço público há 27 anos, sendo a maior parte na Polícia Federal. No início da carreira, foi concursado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Em 1999, entrou para a PF como Delegado e, desde então, passou por cargos importantes.

 

Nos primeiros anos, trabalhou na Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Superintendência Regional de São Paulo. Entre 2005 e 2008, foi Delegado-Chefe da Regional de Araraquara (SP). Depois, entre 2008 e 2009, comandou a Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado, na Superintendência Regional de Minas Gerais.

 

De 2009 a 2012, foi coordenador-geral do Centro Integrado de Inteligência Policial, da Diretoria de Inteligência da Polícia Federal, em Brasília. Nos dois anos seguintes, atuou no Núcleo de Correições da instituição. Entre 2014 e 2016, foi secretário de Segurança do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Assessor de Ministro do STJ. Antes de se tornar titular da pasta, foi Secretário Adjunto da SSP/DF.

 

Moretti é formado em Direito e pós-graduado em Inteligência de Estado e Segurança Pública, e ainda em Gestão em Segurança Pública. Também é professor de pós-graduação da Academia Nacional de Polícia e da INASIS – Associação Internacional para Estudos de Segurança e Inteligência.