Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/04/20 às 18h16 - Atualizado em 3/04/20 às 18h49

🚨😷Coronavírus: visitas aos presídios estão suspensas até 10 de abril

COMPARTILHAR

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Nesta sexta-feira (3), a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (SESIPE) anunciou a suspensão de visitas às unidades prisionais até o próximo dia 10 de abril. A medida está alinhada às ações do Governo do Distrito Federal (GDF) voltadas para a prevenção do contágio pelo novo coronavírus.

 

A suspensão de visitas está em vigor desde último dia 12 de março nos seis presídios administrados pela SESIPE – penitenciárias do Distrito Federal I e II (PDF I e II), Centro de Internamento e Reeducação (CIR), Centro de Detenção Provisória (CDP), Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF) e também no Centro de Progressão Penitenciária (CPP). Os internos deste último já não recebem visitas por cumprirem pena em regime semiaberto, mas, por determinação da Vara de execução penal (VEP), estão com os benefícios de saída temporária e trabalho externo suspensos.

 

Semanalmente, as visitas ocorriam nas unidades prisionais às quartas e quintas-feiras. Às sextas uma pequena parcela de sentenciados recebiam visitantes.

 

“Todas as medidas necessárias para evitar o contágio estão sendo cumpridas nas unidades prisionais. A Segurança Pública e os órgãos de justiça estão atentos e fazendo as adequações necessárias. Exemplo disso é o de banho de sol que, dentro da possibilidade de cada presídio, foi estendido de duas para três horas”, explicou o coordenador geral, o delegado Érito Pereira.

 

As escoltas judiciais estão reduzidas, pois somente estão ocorrendo audiências judiciais de extrema necessidade. As hospitalares estão ocorrendo em casos necessários.

 

Cartilhas e material informativos foram distribuídos a servidores. As informações foram repassadas aos reeducandos. A SESIPE está seguindo orientações dos profissionais da Secretaria de Saúde, específicas para o ambiente carcerário, por meio de palestras e vídeos enviados por meio de WhatsApp.

 

Edição: Nicole Vasconcelos