Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/04/19 às 16h41 - Atualizado em 10/05/19 às 10h33

🌧Cuidados necessários durante as chuvas

COMPARTILHAR

 

 

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

A média climatológica para as chuvas no mês de abril era de 133,4 milímetros, mas já choveu mais que o dobro, chegando a 296,4 milímetros, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão do Instituto para esta segunda-feira (22) é de pancadas de chuva em pontos isolados. Já a partir desta terça-feira (23), a previsão é de chuva forte é menor e no final da semana a previsão é que o tempo fique mais firme.

 

De acordo com a subsecretário do Sistema de Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, os cuidados devem ser redobrados neste período. “Com as chuvas, o risco de raios e descargas elétricas é muito maior. É importante que a população esteja atenta e, em caso de emergência, acione imediatamente o Corpo de bombeiros , pelo 193”, explica.

 

Confira as dicas da Defesa Civil do DF para o período:
– Quando estiver chovendo, não entre em piscinas, lagos, ou lugares alagados. A recomendação é que saia ao primeiro sinal de chuva;
– Redobre a atenção quando estiver em rios ou cachoeiras, pois há riscos de tromba d´água;
– O cuidado deve continuar mesmo após cessar a chuva, pois os raios podem continuar;
– Evite também ficar debaixo de árvores e estruturas metálicas. Procure estruturas firmes para se proteger;
– Ventos fortes podem levar a queda de árvores sobre carros e casas;
– Desvie o carro de locais alagados, caso não seja possível, o motorista deve esperar que a chuva pare ou diminua

 

Além do asfalto molhado, poças d’água dificultam a frenagem, o que pode provocar colisões, principalmente em horários de grande fluxo de veículos. A visibilidade também pode ficar comprometida.

 

Por conta disso, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) alerta os condutores de veículos a redobrarem a atenção, reduzirem a velocidade e aumentarem a distância do veículo à frente. “Em alta velocidade, o risco de acidentes ainda é maior, pois pode ocorrer a aquaplanagem e o veículo perder a direção, vindo a rodar na via e colidir com outros veículos ou objetos fixos”, destaca o assessor de comunicação do Departamento, Glauber Peixoto.

 

Ele lembra, ainda, que é importante fazer a revisão dos veículos, que além de ser obrigatória para os itens de segurança, é importante para garantir a segurança dos condutores. “É importante revisar freios, pneus, limpadores de para-brisa, sistema de circulação de ar e toda a parte elétrica do veículo, já que lâmpadas e fusíveis se queimam com mais facilidade quando são molhados”.

 

O Detran-DF também listou alguns cuidados que os motoristas devem tomar para impedir colisões:

 

– Revise pneus, freios, limpadores e faróis do veículo;
– Mantenha pneus calibrados e evite frear quando passar por um buraco no intuito de diminuir o efeito do impacto;
РUse o ar-condicionado e o desemba̤ador el̩trico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro, a fim de melhorar a visibilidade;
– Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente;
РSob chuva forte ou neblina que comprometa a visibilidade, pare em local seguro, ligue o pisca-alerta e espere as condi̵̤es do tempo melhorarem;
РEvite freadas ou mudan̤as bruscas para evitar a aquaplanagem, onde pneus perdem o contato com o asfalto;
– Em locais alagados, abandone o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois ele pode começar a boiar.

 

Edição: Lanna Morais

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília